domingo, 30 de novembro de 2008

Reality shows , drama, espetáculo e celebridades animais!!

Reality shows , drama, espetáculo e celebridades. Até aí tudo igual , mas agora ....lembram da marcha dos pinguins? Da aula sobre a dramatização, espetáculo ? Esta reportagem fala sobre isso, animais e a cultura de massa. Retirado do Globo online http://oglobo.globo.com/cultura/revistadatv/mat/2008/11/28/canais_de_tv_investem_cada_vez_mais_em_programas_sobre_vida_animal-586589534.asp
Se fossem apenas insetos, diríamos que estamos diante de um praga. Mas na fauna da programação tem de tudo um pouco quando se trata de atrações sobre o mundo animal: de reality shows sobre bichos em extinção, passando pela dura vida de cachorros gordinhos, até uma novela estrelada por seres da floresta. Foi-se o tempo em que produções televisivas do gênero se restringiam a uma câmera escondida para observar, durante horas ou até dias, o comportamento dos bichos. Apesar de tais documentários continuarem a fazer um tremendo sucesso, os canais de TV por assinatura - como National Geographic, Discovery Channel, GNT e Animal Planet - já perceberam o crescente interesse do público e têm investido cada vez mais em novos formatos. Mas que fascínio é esse que atrai os olhares do bicho homem?

- Acho que as pessoas são naturalmente fascinadas por animais em geral, todos temos curiosidades. E nem todo mundo pode ir para a floresta ou ter experiências reais. Então, recorrem à televisão, e os canais já perceberam isso. Portanto, há muita oferta. Fora que é mais seguro ter este contato com animais pela TV - opina Brady Barr, apresentador do "Desafios mortais", do National Geographic, e especialista em crocodilos e serpentes - Minha maior felicidade é quando eu vejo alguém comentar: "Uau, eu não sabia disso!".
No Animal Planet, o reality show "Pandamônio" - que acompanha o dia-a-dia de uma comunidade de pandas - e o "Clã dos orangotangos" - em que os macaquinhos têm até nome, como Cha Cha, Daisy, Saturnus, Jasmin e Donald - estão entre os mais vistos, junto com a novela "Alameda Lêmure". Segundo André Rossi, diretor de programação do canal, há um fator especial aí.
- O entretenimento sobre a vida animal tem uma característica interessante, que é a de ser agregador. O público do Animal Planet é variado, a família toda vê. Os pais gostam porque sabem que o conteúdo que os filhos virão é informativo. Tanto que há um equilíbrio entre homens e mulheres no nosso público, que é de quase 3 milhões de assinantes - explica Rossi. - "Animal planet ao extremo", com curiosidades sobre o mundo animal; "TV com garras", sobre os predadores; e "O encantador de cães", que mostra a relação de cachorros com humanos, também são nossos carros-chefes - completa.

por Letícia Gelabert

Nenhum comentário: