terça-feira, 25 de novembro de 2008

Blog... Blog.. Blog!!!

Essa é a primeira vez que escrevo em um blog (ou melhor, faço um post). Evitei, mas não teve jeito, vamos ver como me saio... Pensei tanto no que poderia escrever, e ai surgiu a idéia de escrever sobre: BLOG!!!
Primeiramente busquei na internet o que é falado sobre Blog, e ai surgiram coisas bem interessantes: um blog é um diário virtual! Nele, qualquer um pode escrever sobre o que quiser (sua vida, ídolos, política, filosofia, piadas, notícias, etc). E acima de tudo ele é uma fonte de informação, muitas vezes já me peguei fazendo trabalhos pesquisando em blogs (com fonte confiável, claro). Podemos, portanto, considerá-lo como uma forma de mídia alternativa, ele agrega informações, revela pontos de vistas, diverte e ainda o seu acesso e seu uso é democratizado (na medida do possível), possibilitando a interação do escritor e leitor através dos comentários.
A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de cinqüenta; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 70 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere. O estudo revela que a blogosfera aumentou em 100 vezes nos três últimos anos e que atualmente ela tende a dobrar a cada seis meses. (Wikipedia)
É interessante citar que os blogs compõem uma rede baseada em ligações - os links, todos os blogs fazem ligação com outras fontes de informação, youtube e outros blogs são o mais comum.
Penso, que o que me fez evitar fazer um blog, foi a possibilidade de me viciar, se já é difícil sair da internet só com Orkut e e-mail, imagine com um Blog! Eu realmente, não estou pronta para ser uma blogger ou blogueira (verbete que já existe no Wikcionário).
Às vezes fico passeando pela “blogsfera”, e foi num desses passeios, que conheci o bloglog – um blog administrado pelo globo.com onde só artistas fazem parte. Fiquei realmente muito surpresa, quando vi diversas celebridades escrevendo em blogs, Angélica falando de sua vida, mostrando fotos de seus filhos, Ana Maria Braga divulgando seu programa, a Hebe Camargo falando de seus convites para festas super chiques e o melhor, Marcos Mion, sendo divertidíssimo, brincando com a vida de outros artistas. Não é a toa que seu blog é o mais visitado do bloglog. Vale a pena conferir:
http://bloglog.globo.com/marcosmion/
A internet já se tornou há muito tempo um meio de extensão do homem (lembrando do Mc Luhan), e os blogs são umas das principais ferramentas que têm essa capacidade. Informar sobre a vida e sobre o mundo é uma necessidade, e o mais legal é saber que pelo menos uma pessoa leu o que você escreveu. Escrever um blog, é um ato de coragem, é expor o que você pensa... é interessante esse sentimento, talvez o mesmo de um jornalista – EU ESTOU INFORMANDO ALGUÉM!
Bom acho melhor parar de escrever, tirei uma lição nos meus passeios pela blogsfera, ninguém gosta de ler demais num blog, afinal, os links não deixam, tem muito o que se ver e ouvir...

Por Elis Santos.


Nenhum comentário: