quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A ORDEM É CONSUMIR! "COOOOOMPRE batoooom...

...Seu fiiilho mereeeece batoooom"...

compre em:
"1.000 vezes"
sem entrada
no cartão
cheque-pré
PROMOÇÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOO!!!!
SALDÃO!!!


O mundo está à venda, quer comprar?

É meus amigos... Às vezes eu páro pra pensar nessa correria de comprar, comprar e comprar...Ainda mais agora no final de ano, quando chega o Natal, festas, comemorações ("Tenho que comprar!" "uma roupa nova? um celular mais moderno? um carro mais bacana?") É o excesso gente! O corre-corre. Se não comprar parece que vai morrer.
Vocês sabem né? Nessa sociedade, há mt tempo a ordem é viver comprando e consumindo tdo aquilo que está ao seu alcance e até o que não está... E acaba naquilo que "todo mundo" conhece ou já ouviu falar (eu já ouvi falar. Graças à Deus só ouvi falar msm... nunca me endividei em nda e nem pretendo... rsrs)



Eles dizem: "Amo mt td isso!"
E nós dizemos: Lógico né! Ganham rios de 'din-din'.. Tem que amar msm... Esse negócio altamente lucrativo!
Tudo de olho no capital!


Já nascemos sofrendo ataques das marcas/logotipos etc.. Onde as fraldas, por exemplo, umas melhores q as outras... com cheirinho; não vazam; outras que só têm MARCA! E os pais preferem comprá-las para dizer: Meu filho usa Johnson's Baby... O meu usa PAMPERS.. e por aih vai... rs
Pra vcs verem q o mundo está cada vez mais ambicioso pelo dinheiro... Todos o desejam, e procuram já há tempos antigos, STATUS... Onde a fetichização da mercadoria explica isso tdo.. "A minha camisa é de marca!" E assim eu sou aceito pelos meus amigos ("Sou playboy e pego todas as 'filé'!") 'O cara' né?
O desejo, a obsessão em poder comprar o que quiser e aonde quiser. Roupas caras, de grife...
Na verdade, todos pensamos em ter dinheiro para poder ter uma vida legal etc... Mas devemos parar um pouquinho e prestar mais atenção no que a vida tá virando... Ou no que nós estamos virando... Afinal, viver para consumir ou viver com ética, dignidade e respeito sem ostentações e construção de um mundo de fantasias? Construção do "eu" a partir de marcas no corpo? Consumismo!!!!


É realmente difícil se controlar às vezes, em não se deixar levar à sedução da compra de certas mercadorias... Um celular novo, um tênis lançamento (não vou dizer a marca aki né? rs), para as mulheres >> "Aquela bolsa", "aquela sandália", "aquele sapatinho".. Enfim estamos inseridos nesse mundo e sendo assim, sujeitos às tentações.. rs

Capitalismo!!!



Falando nisso... Depois de escrever esse post, me deu uma vontade tão grande de beber uma Coca-Cola... =P



Por Jonatas de Sá

Um comentário:

yi jing disse...

associo este post ao Ciro Bottini, apresentador do Shoptime e seu famoso bordão "COOOOMPRE, COOOMPRE, COOOOOMPRE". mas não levando em conta o lado consumismo-mor-da-tv-brasileira-way-of-life, não o vejo de uma maneira tããão pejorativa (para meu tempo livre, pelo menos), afinal ele me diverte nas horas vagas, em frente à tv.

Adorno me xingaria até a morte agora...