segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Capitalizando em Cima da Nudez (dos outros)

Fazer dinheiro ou fama em cima da própria nudez não é mais nenhuma novidade. Várias estrelas de cinema e televisão, do exterior e do Brasil, exibiram em um passado recente suas partes íntimas para os paparazzi, ao "esquecerem" de colocar suas roupas de baixo e "esquecerem" de se comportar em seus vestidos e saias extremamente curtos. Isso sem mencionar as revistas masculinas. Dentro da Cultura de Mídia e do Consumo, um dos "objetos" mais amplamente midiatizado e consumido com mais avidez tem sido o corpo. Essa reflexão minha foi disparada por essa notícia lida no Estadão.

"Um casal americano abriu um processo contra o McDonald's depois que fotos da mulher nua, gravadas no celular que o marido esqueceu em uma das lanchonetes da rede, foram parar na internet.

O homem, Phillip Sherman, disse que avisou os funcionários do McDonald's em Fayetteville, no Estado do Arkansas, sobre o esquecimento, e ouviu a promessa de que o telefone seria guardado até que ele pudesse recuperá-lo.

Sherman disse que ele e a mulher, Tina, tiveram que mudar de casa porque as fotos foram divulgadas na internet junto com o nome dela, além do endereço e do telefone.

Eles pedem uma indenização de US$ 3 milhões, alegando que sofreram estresse emocional, constrangimento e danos morais, além de danos materiais por causa da mudança de casa.

Ofensas

Tina Sherman disse que começou a receber telefonemas e mensagens de textos ofensivos, a partir do celular do marido, depois que ele esqueceu o aparelho no McDonald's, em 5 de julho.

Pouco depois, o casal descobriu que as fotos de Tina nua, que ela havia enviado para o celular do marido, tinham sido colocadas online.

O processo também envolve o dono da franquia do McDonald's em Fayetteville e o gerente da loja, além da própria McDonald's Corporation.

Até agora, os acusados vêm se recusando a comentar o caso.

As fotos já foram retiradas do site onde foram publicadas.


BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC."


Tive que me perguntar várias coisas. Primeiramente, o porquê do marido andar para todo lado com fotos da esposa nua no celular. No aparelho não existe senha para nada, tudo é de fácil acesso, basta cair nas mãos erradas, como aconteceu. É quase como, da mesma maneira que no caso das roupas íntimas "esquecidas" a privacidade fosse a menor das prioridades. E depois, reclamam justamente do quê? De se sentirem invadidos.
As pessoas adoram o fato de as novas mídias promoveram a democratização da possibilidade de participação. Mas às vezes parecem se esquecer que isso também permite que outras pessoas lucrem em cima da publicização de suas intimidades, que estavam lá, expostas, para manipulação de qualquer mané. Os que colocaram as fotos na internet, são ainda piores, é claro. Nunca ouviram falar de respeito? Por quê não publicam a própria namorada, irmã, etc?

Por Thais Carreira.

Um comentário:

Mídia e Cultura de Massa disse...

3 milhões porque o cara foi burro e esqueceu o celular la no McDonalds???? Até eu quero!!!
Eu estou ficando assustado com essa necessidade das pessoas aparecerem peladas na net... Paris Hilton, Adriane Galisteu, Britney Spears, Cicarelli... e mtas outras mais... será que isso é REALMENTE sem querer ou é uma nova necessidade do nosso querido espetáculo?

Rapha Cancellier