quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O Que Torna Alguém Influente?

Há uns dias atrás fiz uma matéria sobre a lista sobre a lista das 100 Mulheres Mais Importantes no Entreterimento da Hollywood Reporter no meu blog. Era uma nota curtinha, onde eu questionava a presença de Miley Cirus no número 100 da lista. A Women in Entertainment traz, com muitas poucas exceções, uma lista de CEOs, COOs e Presidentes de estúdio de cinema e canais de televisão. Entre as atrizes, a única citada além de Cirus foi a roteirista e comediante Tina Fey. Nos comentários, feitos por dois Paulos, o Antunes e o Fiaes, um defendia Miley e dizia que ela merecia estar na lista porquê sua marca atualmente está valendo até mais que a do Mickey Mouse, e o outro concordava com os meus questionamentos e não via motivo para ela ocupar esse lugar, pois acha que ser influente é ser alguém que façam as pessoas pensarem, e não apenas seguirem, cegamente.

O quê me deixa em dúvida é se capacidade de produzir renda e popularidade deveriam ser considerados poder e influência. Eu acho que são coisas distintas. É claro que a mídia tem poder e com a exposição devida, o poder de fala de qualquer um fica muito maior. Mas se estamos falando de uma adolescente ou até mesmo de um adulto, que tem uma equipe de acessores e um estúdio como a Disney por trás dizendo o quê é permitido e o quê não é, o poder de fala é de quem? É até difícil saber quem está falando. Algumas celebridades são tão produzidas, que praticamente tem uma persona inteiramente diferente exposta. E aí as linhas ficam borradas, e é complicado saber quem está realmente nos influenciando.

Por Thais Carreira.

Um comentário:

Unknown disse...

Com certeza! No caso da Miley(e de dezenas de outras celebridades)o que se vê é o que se quer que nós vejamos. Ou seja são pré-fabricadas de acordo com a campanha de marketing de determinado segmento. Tudo nela é devidamente calculado para vender produtos para as crianças e pré-adolescentes.
Influente? Sem dúvida!
Agora com certeza não é a atriz que os influencia, mas sim a fortíssima produção do Disney Channel.