segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Espetáculo midiático a serviço da vida

Há semanas estamos acompanhando o drama das milhares de pessoas desabrigadas por causa das chuvas em Santa Catarina. Cerca de 130 mortes foram contabilizadas e parece que este número ainda irá subir.
Com isso, o que vimos foi uma corrida das emissoras de TV a caminho deste estado, agora devastado pela força das águas, em busca da melhor imagem, da melhor história. Já estamos acostumados a ver tragédias como estas serem exploradas pela TV, que faz de tudo isso um grande espetáculo melodramático. E desta vez não foi diferente.
Mas o saldo positivo da superexposição do sofrimento desta gente, foi a solidariedade do povo brasileiro. Creio que todo este espetáculo criado pela cultura de massa tenha de certa forma contribuído para a criação de várias ações conjuntas para reconstruir o estado de Santa Catarina, além de auxiliar temporariamente os desabrigados. Há muito não se via tanto esforço da população em ajudar o próximo.
E com este exemplo da força da TV sobre o povo, espero que cada vez mais possamos assistir aos espetáculos midiáticos sendo utilizados a serviço da vida.
(Marcella do Amaral Román)

Nenhum comentário: