quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ligadores como cineastas

O celular, hoje em dia, está cada mais megazord, com inúmeras funcionalidades e provavelmente irá substituir outros meios de comunicação (se já não os substituiram). Em um post anterior, a Letícia comentou que notebook é coisa do passado, que celular, agora, faz tudo. E não tem como discordar, se pegarmos o exemplo do Nokie N95 e visualizarmos como serão os novos aparelhos que estarão no mercado em breve.

Bem, to escrevendo isto porque no site do Current.tv tem uma série de videos de shows, chamada "All Eyes". O Current.tv é um canal de televisão independente, dirigido por Al Gore e Joel Hyatt, que pode ser visto tanto pela internet, quanto pela tv. Estava vasculhando por lá e achei beem interessante.
No "All Eyes", os fãs filmam o show com seus celulares ou câmeras digitais, e essas filmagens farão parte de uma espécie de video clipe da banda.

A primeira banda que teve seu video, feito por fãs, disponibilizado nessa série, foi o The Shins. A música escolhida foi Phantom Limb, de 2006. Eu já tinha visto esse video há um tempo, e foi escrevendo a resenha sobre o N Jornadas que relembrei dele. Então fui procurá-lo feito uma louca pela web, e aparentemente o video saiu do ar.
Aí descobri que o My Morning Jacket também participou do All Eyes. Na verdade, só foram essas duas bandas que já participaram da série. E felizmente, o video não saiu do ar ainda.




O clipe da música O Retorno de Saturno, do Detonautas Roque Clube, também é feito nessa lógica de celular.

Acho bem interessante essa forma de video. Com todas essas novas tecnologias, você não precisa ser um cineasta para gravar um filme, e além do mais, todo celular agora grava videos (menos o meu, uhul! snif); basta ter paciência com edição. :)

por Tsai Yi Jing

Nenhum comentário: