terça-feira, 1 de dezembro de 2009

True Beauty



True Beauty é um reality show exibido pelo canal E!.Os participantes acreditam estar sendo testados apenas pela beleza física, porém são julgados pelos seus comportamentos e atitudes em provas “surpresas”. Os prêmios são 100.000 doláres e sair na revista People como uma das 100 pessoas mais bonitas do mundo. O programa é produzido pela Tyra Banks e pelo Ashton Kutcher.

Só por essa rápida introdução podemos perceber como é o clima desse programa. Desde os produtores aos participantes, tudo beira a frivolidade extrema.
Apesar da tentativa da “distinta” abordagem da beleza, o programa se arrasta em clichês e paradigmas ultrapassados de beleza interior, conflitos e pequenas intrigas.
Quantos aos produtores, é importante alertar Ashton Kutcher, ator, já realizou um outro “reality” com a forte temática da beleza e seus embates sociais Beauty and the Geek .

Já a Tyra Banks, é uma modelo, atriz, apresentadora (o combo mais sonhado pelas meninas bonitinhas) tem 2 programas de muito sucesso. American’s Next Top Model se desdobra na beleza das aspirantes e The Tyra Banks Show (quase cópia da Oprah)

Entre os participantes peculiarmente escolhidos estão algumas misses , artistas”, cantores e strippers. (quase igual a escolha do casting do nosso BBB, mas tudo bem.)

Como em quase todo o reality show, o prêmio não é tão importante para os candidatos, na maioria das vezes, estão mais interessados na projeção e na visibilidade em que o programa dará, e daí em diante fazer sua carreira no mundo das (sub)celebridades e depois de seus 15 minutos de fama, cair em um ostracismo sem fim.


Cada participante desempenha um personagem diferente, sempre tem aquela bitch, a boazinha, o falso enfim, vários atos já previamente conhecidos e desgastados pelos realities shows e pelas tramas das dramaturgias.

As provas são simples: testar a beleza dos participantes de varias maneiras possíveis. Fotos, Leilões dos mais belos, os maiores destaques do tapete vermelho, entre outras.
Junto às provas oficial, passam algumas “surpresas” para testar o caráter dos personagens.


Percebemos como a imagem é fundamental e primordial nesse tipo de programa. Sua projeção certeira e de forma quase sempre superficial ajuda não somente a cada ator participante, mas sim ao desenrolar da trama e o desenvolvimento do programa. Apesar de querer parecer ter uma premissa diferente aos outros realities shows, True Beauty acaba escorregando na futilidade, banalidade e provomendo e explorando de forma mais intensa a questão imagética.


O videozinho a seguir é uma promo antes do lançamento da série

http://www.youtube.com/watch?v=JWgeN5YN6Dw



PS. A série agradou ao público americano, obtendo bonsíndices de audiência, porém ainda não foi feita uma 2º temporada. Isso prova que, por mais desgastada e usada essa temática da imagem esteja, ela sempre é apreciada e cada vez mais espetacularizada.
PS2. Pros fãs de futilidade, exposição imagética e entretenimento televisivo sem compromisso (como eu!), só resta aguardar...


Por: Luana Braga

Nenhum comentário: