quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Caso UNIBAN


O caso da Geisy, a estudante da faculdade Uniban, remete diretamente a um espetáculo. Primeiramente o vídeo em si que mostra a situação ocorrida, mas não venhamos discutir quais atitudes são corretas, podemos, sim, relacionar a uma sociedade que torna-se cada vez mais espetacularizada. Qualquer atitude ou momento que se vive contemporaneamente há um risco de ser registrado, um verdadeiro “show do eu”.
Pode-se ainda linkar com o surgimento das novas tecnologias, as quais, permitem esse tipo de exposição.
Aproveitando o momento dos “15 minutos de fama” com aparição em diversas emissoras e principalmente em programas que utilizam do sensacionalismo para ter audiência, os quais suas matrizes culturas são os excessos. A estudante em questão mudou rapidamente o visual e logo após recebeu um convite para desfilar pela escola de samba Porto da Pedra, que alega ter como tema para o carnaval a moda.
Baseado no conceito de espetáculo, os quais “são fenômenos de cultura de mídia que representam os valores básicos da sociedade contemporânea, determinam o comportamento dos indivíduos e dramatizam suas controvérsias e lutas,...” (Kellner, Douglas) e ainda podemos citar que “o espetáculo é o momento em que a mercadoria ocupou totalmente a vida social.” (Debord, Guy).
Com isso entende-se que a estudante é apenas fruto do comportamento contemporâneo e ela tornou-se uma mercadoria que ocupou a cultura de mídia a qual atinge a maioria, por um motivo puramente banal.

Um comentário:

Lonya disse...

bem... lerdeza é comigo msm! sempre faço besteirA! tentei por o link do video e não foi! e outra... quem fez?! kkk burrice! agora vai né?! rs