quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Resumo e análise do programa Esquadrão da Moda.



Vídeos e descrição do programa:

http://www.youtube.com/watch?v=_IIvGONAnU4
http://www.youtube.com/watch?v=CDMO9DEPYcM

Esquadrão da Moda é um reality show exibido pelo SBT terças, às 20h, que ensina o telespectador a entender o que vestir e, principalmente, o que ele não deve usar. A top model e consultora Isabella Fiorentino e o stylist Arlindo Grund formam o casal de especialistas em moda que tem a dura missão de ensinar às "vítimas" como se vestir bem e com estilo.
O exemplo do que acontece em suas outras versões fora do Brasil - originalmente da BBC, chamado "What not to Wear" -, no Esquadrão da Moda do SBT, mulheres consideradas sem estilo ou que simplesmente se vestem de forma inadequada são indicadas por amigos e familiares para participar do programa.
Sem que as participantes saibam, elas são filmadas com câmeras escondidas durante duas semanas em cenas do seu cotidiano, trajando seus "modelitos incríveis". O próximo passo é a abordagem à vítima, sempre feita de forma inusitada pelos apresentadores. Nela, as mulheres são informadas que estão no programa. Assim, vítima, amigos, familiares e o Brasil assistem aos flagras, acompanhados dos comentários implacáveis de Arlindo e Isabella.
No espelho 360°, a vítima confronta seus piores pesadelos, mas aprende a se enxergar sob um novo olhar, além de descobrir, por meio de regras fáceis, como ter estilo e ser elegante.
Após essa traumática experiência, a vítima enfrenta a maior aventura de sua vida: gastar 10 mil reais em roupas! Claro que sempre de acordo com as dicas de moda dos nossos especialistas. Ao final de dois dias de compras, a participante ganha uma mudança radical em seu visual sob a responsabilidade do cabeleireiro renomado Rodrigo Cintra e da maquiadora-chefe da M.A.C, Vanessa Rozan, que dão um toque final na transformação.
Com a auto-estima recuperada, um guarda-roupas repleto de trajes lindos, novos e muito elegantes, a participante reencontra familiares e amigos em uma comemoração na qual todos aguardam ansiosos para conhecer seu novo estilo.

Análise:

A partir da descrição do e dos vídeos do programa "Esquadrão da Moda" é possível perceber que hoje em dia a maioria dos produtos da indústria cultural são ligados a imagem, ao entretenimento e ao espetáculo. A pessoa pode se vestir de um jeito que seja estranho perante toda a sociedade e se sentir bem, mas ela sempre estará sendo julgada pelas leis da imagem e da sociedade. A relação entre as pessoas passa a ser mediada pela imagem, e também tudo o que era vivido diretamente, torna-se uma representação. Portanto, para mim não há forma inadequada ou adequada de se vestir, cada um tem seu próprio estilo e jeito, mas na sociedade de hoje as pessoas precisam aprender a se vestir, o que é uma grande conseqüência do final do século XX quando o principal negócio passou a ser o entretenimento. Na medida em que a vida ficava cada vez mais parecida com um filme, toda a economia parecida estar se reorientando para servir à produção do entretenimento. As indústrias que mais cresciam eram as ligadas ao entretenimento, entre elas estava à indústria da moda, que se poderia considerar, hoje em dia, como fornecedora do guarda-roupa para o filme-vida. Sempre houve um segmento da sociedade ligado a moda, que dependendo da época poderia ter a finalidade de assinalar o status da pessoa ou demonstrar a personalidade do indivíduo. A moda faz parte da estética pessoal do entretenimento e da espetacularização. Nas últimas décadas o crescimento da indústria cultural que Adorno tanto criticou, possibilitou a criação de mais espetáculos e sua multiplicação, que por sua vez ganharam importância em novas áreas da sociedade, excedendo em muito a sua função original no mundo das culturas de massa. No universo da informação é impossível não notar a espetacularização, que fica evidente em meios de transmissão de dados, através dos jornais virtuais interativos ou simplesmente na constatação do incrível sucesso dos tablóides de info-entretenimento. Por isso hoje em dia vemos na televisão vários programas como este ligados a imagem, ao entretenimento e a espetacularização de tudo.
A idéia do programa sem dúvida é totalmente direcionada para o entretenimento desde o momento em que a tal "vítima" é filmada em sua vida cotidiana usando suas roupas que para todos que vêem não estão de acordo com a sociedade ou então com o estilo da pessoa, ou seja, o que era uma curiosidade passou a ser um bem vendável e até o centro das atenções de um programa. A pessoa após ver sua imagem em frente a um espelho e ouvir que não se veste de acordo com a moda deve gastar 10 mil reais para alimentar o vício do padrão de beleza existente na sociedade contemporânea e para afirmar a espetacularização e a vida como um entretenimento.

Júlia Câmara

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