quarta-feira, 29 de abril de 2009

Paródias

Ao se discutir em sala rapidamente as paródias, lembrei de uma palestra que assisti a pouco tempo sobre os cases de fracassos do Marketing nas Redes Sociais. Durante o eventos um desses casos me chamou atenção. Vamos a ele:

A cervejaria Skol abriu um tipo de concurso para as pessoas produzirem um vídeo contando algo engraçado que elas queiram contar (tipo Stand up comedy). Duas chamadas foram divulgadas, abaixo coloco uma delas, com o Rafinha Bastos.


O mais interessante nisso é que uma pessoa, iluminada (opinião minha), criou uma paródia sobre o vídeo, mas utilizando histórias relacionadas ao consumo excessivo de álcool. Vejam como ficou:


Hoje, pode não parecer mais tão igual ao original, isso porque após o vídeo entrar na rede e ser diversos acessos, a Skol entrou com uma ação contra o autor do vídeo pedindo que ele retirasse a produção do ar. Antes, o fundo, agora em chromakey verde, trazia o cenário idêntico ao da Campanha promocional 'real'.

A censura caiu na rede e a cervejaria foi alvo reprovações por todos os lados na Internet. A campanha acabou não atingindo a meta esperada, mas o Ronald Rios ganhou diversos fãs e seu caso grande repercussão nas redes sociais, com Orkut e Twiter, e até mesmo na mídia tradicional.

A paródia foi vista pela empresa como algo ofensivo, mas ela poderia a ter utilizado a seu favor, usando o vídeo para fazer uma grande campanha de conscientização sobre o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo.

A história completa está no Blog do Ronald, para conferir, é só clicar aqui.

por Érica Ribeiro

Nenhum comentário: