quinta-feira, 9 de abril de 2009

Sorria, você está sendo filmado.



Achei esse comercial dos Repórteres Sem Fronteira no Youtube.

O vídeo, em inglês, é um experimento: Duas crianças são postas em um quarto com alguns brinquedos. Elas não sabem que estão sendo vigiadas, então se comportam normalmente como qualquer criança: fazem "birra" e brigam entre sí. Alguns momentos depois, coloca-se uma câmera de vídeo dentro do quarto, para que as crianças agora saibam que estão sendo monitoradas. Como era de se esperar, a noção de estarem sendo vigiadas faz com que as crianças agora brinquem em plena harmonia entre sí. O comercial termina dizendo que "somos mais civilizados quando sabemos que estamos sendo vigiados".

As verdades propostas por esse comercial são uma pequena amostra da influência que a mídia tem sobre o nosso comportamento. Não apenas como sociedade, mas como indivíduos. Determinar como esse "olho observador" da mídia pode ser uma influência positivia ou negativa pode ser um exercício um pouco assustador.
Ter alguém nos vigiando para assegurar que sejamos civilizados pode nos influenciar a vivermos sob constante "interpretações de nós mesmos", sempre desempenhando um papel que achamos ser adequado diante das câmeras.

Os Repórteres Sem Fronteiras pedem por "liberdade da imprensa". Até onde essa liberdade vai?


Por: Carolina Câmara

Nenhum comentário: