quinta-feira, 7 de maio de 2009

Comentando o Triunfo do Espetáculo



Comentamos na aula de hoje sobre a Cultura da Mídia e o Triunfo do Espetáculo, e este comercial (do celular Sprint Nextel) me parece um bom exemplo da necessidade de aparecer da sociedade espetacular. Podemos não ter nossa própria equipe cinematográfica nos seguindo por todo lado, mas, na verdade, nem precisamos dela.

Temos nossos blogs ou perfis no twitter (continuando a catequização pró-twitter da sala) que usamos para tentar nos destacar em meio ao sempre crescenteruído de informações instantâneas. O desejo de aparecer é perceptível no culto à celebridades, e também na grande produção e aceitação de programas de reality shows,principalmente o de transformações como "Queer Eye For The Straight Guy" em que as próprias espectadoras pedem para que seus parceiros sejam transformados pelo programa. Transformados para se adaptarem a alguma visão do "desejável" e que os façam de algum modo se destacar, e assim ser melhor aceito por elas e pela sociedade.

Pois, nessa sociedade de espetáculo, o desejo de se destacar é um instinto de sobrevivência. Vivemos a lógica do "o que é bom aparece, e aparece o que é bom" e o nosso maior medoé que sejamos apagados por sermos apenas "comuns", pois, se não aparecemos, não existimos.


Carolina Câmara

Nenhum comentário: