domingo, 10 de maio de 2009

"Um Orkut para os ricos e famosos"

"Chega ao Brasil o Elysiants, comunidade on-line só para quem pode celebrar a vida em grande estilo"

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Eu achei muito interessante no subtítulo "só pra quem pode". Isso acaba com a máxima que afirmava que querer é poder. Não basta querer, tem que ter acesso.
Uma rede só para convidados, para reafirmar e ressaltar as diferenças sociais. Isso me levou a repensar o significado de redes sociais. Não havia pensado em comunidades separadas pelo poder aquisitivo. Realmente, uma comunidade Prada ou Diesel no Orkut não tem membros participantes que consomem a marca, mas uma grande parte daqueles que gostariam de fazê-lo, por isso não traduz um perfil da marca, só ressalta seu valor simbólico.
A Internet que parecia tão democrática agora mostra que é possível ter exclusividade. Com tanta gente falando em inclusão digital será que vai nascer uma nova forma de exclusão digital? Novos códigos de acesso? Redes apenas para convidados selecionados pode provocar a ira de muitos que ficaram de fora, que querem fazer parte dela.

Mas não adianta, a rede só está reproduzindo a realidade, os grupos existem, a segregação existe, desde que vivemos em sociedade existiram. Poucos estão de fato inclusos. Se o orkut já foi responsável por términos de casamentos e amizades, por que o Elysiants não poderia se tornar uma marca disputada?


por Larissa Castanheira

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