quarta-feira, 1 de julho de 2009

Metamorfose Jackson



Na última quinta-feira, 25 de junho, morreu o Rei do Pop Michael Jackson. Sim, isso todos já sabemos. Mas uma pergunta que ainda ninguém conseguiu responder, continua no ar: quem foi Michael Jackson? Do menino negro de Indiana que conquistou o sucesso ao lado de seus irmãos à figura caricata e decadente dos últimos anos, o mundo acompanhou a uma mudança física drástica do astro pop. Clareamento de pele (com a camuflagem de um suposta doença), cirurgias plásticas constantes e transformações de cabelo criaram uma nova pessoa, que muitos chegaram a classificar como alienígena (alguém lembra de Homens de Preto?).

Respostas a essa “auto reforma” podem ser muitas, mas pode-se chegar a uma compreensão pensando na pessoa Michael Jackson e a mídia. A sua busca retrata o que muitos fazem, com menos intensidade logicamente, com o seu próprio corpo. Não basta consumir um produto midiático pela televisão ou outro meio que seja; os indivíduos querem a todo preço um pouco do modelo de perfeição vendido pela mídia. Corpo “sarado”, cabelo tal, roupa tal, cirurgias plásticas, lipoaspiração.

Se pensarmos assim, Michael Jackson foi o auge de toda essa representação. Um homem que moldou o seu corpo, baseando-se no que ele entendia como requisitos da mídia para ser uma estrela. O problema foi o seu excesso. E ao passo em que ele reconstruía o seu corpo, a sua nova aparência esquisita acompanhava a decadência de sua carreira. É como se a figura de um rei estivesse exaurida por tanta exploração de seus seguidores, da mídia e de si mesmo.

Agora, pensem na música Black or White. Não parece ser, mesmo que não com um intuito declarado, uma narração do astro sobre si mesmo? E pode ser mesmo. Que o diga a cena da metamorfose no final do clipe.

Veja o trecho do clipe Black or White:
http://www.youtube.com/watch?v=KZbD92LOIVk

postado por: Yan Caetano

Um comentário:

Suélen Acosta disse...

Mesmo ele,que como estrela que era deveria ser quem ditava os padrões,acabou se perdendo na tentativa de seguí-los.
Esse tipo de coisa é bem triste,pq as pessoas exageram para tentar ser algo que não são,com o intuito de agradar os outros...mas será que essas pessoas são,realmete,felizes????