quarta-feira, 1 de julho de 2009

Intimidade Exposta


Desde a criação do conceito de sociedade do espetáculo por Guy Debord, não conseguimos deixar de olhar o mundo em que vivemos como espetacular. Com o surgimento de novas tecnologias da comunicação, como a Internet, qualquer indivíduo pode se autopromover. Mas na medida em que o desejo de exposição aumenta, também há um crescimento da curiosidade em relação a vida dos outros, principalmente de personalidades públicas.
Brad Pitt e Angelina Jolie são o casal mais cobiçado do momento, e por serem grandes astros de cinema têm suas vidas pública e privada sendo perseguidas constantemente pelos paparazzi que obtem a função de divulagar o que os famosos fazem quando não estão sobre os grandes holofotes da mídia.
Porém na revista 'People Magazine', uma publicação norte-americana especializada em celebridades, o casal divulgou sua vida íntima por livre vontade e evitou briga entre as publicações e perseguições pelas primeiras fotos de seu gêmeos Knox e Vivienne, nascidos no dia 12 de julho de 2008.
As fotos foram vendiadas por milhões para a revista que as publicou junto com uma entrevista dos pais famosos. O que diferencia essa exposição do privado do trabalho feito pelos paparazzi é que o casal Brangelina tem uma certa autoridade do que é exposto, e consequentemente tem um controle da imagem que eles querem que o povo veja.
Angelina Jolie e Brad Pitt não foram os únicos acediados pela 'People Magazine'. Tom Cruise, Jennifer Lopez, Christina Aguilera, entre outros, também já foram capa da revista junto com seus recém nascidos. Essa foi a segunda vez que o casal Brangelina teve fotos de seus filhos publicados pela publicação, a primeira vez foi em 2006 com a exposição das imagens da primeira filha do casal Shiloh Novel.
Acredito que essa seja uma boa estratégia do 'show do eu'. A família é exposta porém de uma maneira mais cautelosa protegendo, assim, os filhos, matando a curiosidade da população e se autopromovendo.
Por: Leonardo Tadaiesky

Nenhum comentário: