quinta-feira, 4 de junho de 2009

E-Democracia, a rede social da Câmara.

Os professores dos Estudos Culturais e de Mídia são realmente profetas. Pois é, essa coisa de interatividade, colaboração, redes sociais tem muito haver com política. Desde de ontem (03/06) a mais nova rede social brasileira que foi criada pela Câmara de Deputados começou a funcionar.

A diferença dessa rede para as outras (como Orkut, Facebook, Twitter...) é que ela foi criada exclusivamente para a discussão de projetos de lei.

Entre as formas de participação, o internauta poderá sugerir uma nova redação para os projetos de lei, por meio da ferramenta de produção colaborativa Wikilegis, cujo conceito é semelhante ao da Wikipedia.

"Como se trata de assuntos muito específicos, que exigem conhecimento aprofundado sobre a matéria, a discussão será dividida em dois grupos:

a) O primeiro grupo é formado por qualquer cidadão, estudioso ou não do assunto em debate, que poderá emitir livremente sua opinião sobre o tema. Essa forma de participação está voltada à discussão não especializada. É o Espaço Cidadão.

b) O segundo grupo é formado por estudiosos, especialistas, políticos, agentes do Estado e representantes da sociedade civil organizada, conhecedores do tema em debate. O espaço de discussão desse grupo será a Comunidade Virtual." - explicação do portal.

Sei lá, eu fiquei pensando aqui e não sei até que ponto essa divisão pode ferir o princípio da igualdade de uma rede que tem por nome E-Democracia.

De repente, a ciberpolítica pode ser um nova oportunidade para a Democracia (no conceito grego - 'governo de muitos') que funcionava com o gregos de uma forma super curriqueira (claro que super exclusora - só permitida aos homens não-escravos e não estrangeiros) em assembléias nas praças públicas em ambiente light de interação e colaboração.

De qualquer forma eu fiquei empolgada.
Quer saber mais? Visite: http://www.edemocracia.camara.gov.br/publico/
Brasil-sil-sil!

[Débora Nunes]

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom, entrei, me cadastrei, mas ainda não sei para que serve. Quando descobrir, publico algo para vocês aqui.